Começa hoje! É a 5ª edição do Curso Certifcado de Design em Permacultura da Quinta dos 7 Nomes. Este ano acontece entre os dias 14 e 26 de julho. nas próximas duas semanas a quinta vai estar a rebentar de gente boa e atividades interessantes! Se queres saber mais sobre a Permacultura, espreita o vídeo abaixo!
0 Comments
Vem acampar na Quinta! Na noite de 12 para 13 de julho, traz jantar para pic-nicar, e vamos contar histórias à volta da fogueira! A propósito da ajudada para a construção do eco-parque infantil, vimos convidar-te a trazeres as crianças e passarem juntos a noite connosco, na horta! No espaço de campismo da Quinta os miúdos vão poder ter um cheirinho do que é acampar, com a comodidade de ter casas de banho e duche quente. Traz tenda e sacos-cama. Até lá! *atividade gratuita! No próximo sábado 12 de julho vamos reunir as famílias da terra para um pic-nic de ajudada para a primeira fase da construção do eco-parque infantil da Quinta. A partir das 10h, traz a marmita e a criançada para participarem nesta primeira fase. Vamos construir a caixa de areia, um teepee, e uma zona de sombra para as crianças. Precisamos de ti! Aparece e traz a tua energia e criatividade. Obrigado! Nunca foi objetivo da cooperativa assegurar a totalidade dos produtos frescos consumidos na loja.
Pelo contrário, sempre acreditámos que o poder da comunidade está na interdependência, e em alargar o círculo. Por isso mesmo a maior parte dos produtos frescos que vendemos na merceearia é local, produzida por produtores de Colares, muitos formados na cooperativa em Horta ou Permacultura. E acreditem que não são poucos! Mas a verdade é que sentíamos que, apesar do projeto dos talhões estar a evoluir a olhos vistos, nos faltava investir mais na produção de hortícolas aqui na Quinta. Com a entrada de três estagiários na Quinta (a Susana, o Jonas e o Dantas), a cooperativa deu um salto qualitativo de que há muito precisava. Abrimos finalmente um viveiro de plantinhas bio (espreita AQUI a página do viveiro), melhorámos a produção de minhocas para vermicompostores domésticos (vem comprar as tuas!), criámos condições, quer de espaço quer de trabalho, para receber cada vez mais voluntários na Quinta, e pudemos, finalmente, começar a investir a fundo na produção. Agora, mais que formar para a sustentabilidade, estamos nós também a tornar-nos mais sustentáveis! Espreita as fotos! Foi este fim de semana que decorreu o primeiro módulo das Oficinas de Artes para Crianças na Quinta, com o John e a Alexandra. As Oficinas aconteceram no restaurado viveiro de árvores. É aqui que as crianças fazem crescer a sua criatividade através da observação da Natureza! Aqui ficam algumas fotos. Se pretendes inscrever os miúdos para o próximo módulo, ainda podes fazê-lo AQUI. Hoje recebemos a segunda Oficina de Cogumelos com o Fernando Castro. Esperávamos vinte alunos, e no final lá tiveram de se apertar mais de 30 na salinha. Aprenderam a importância dos cogumelos na horta, como cultivar, e no final ainda levaram cada um o seu kit para cultivar em casa. Porque acreditamos que o longboard skate pode ser uma forma divertida e ecológica de nos movimentarmos, lançámos este ano as Oficinas de Construção de um Longboard Skate. Limitámos as vagas a quatro, e enchemos o curso de Março. Vieram o Gonçalo e o Carlos, a Sara e o Daniel. E depois de cortar, muito lixar, decorar e montar, lá foram eles nos seus longboards novinhos em folha! Também queres participar na próxima? Inscreve-te já AQUI! Este sábado às 15h os cooperantes responsáveis por talhões reuniram-se para organizar o trabalho para o lançamento das culturas de Primavera e Verão para 2013. Aquilo que começou por ser um pequeno projecto de partilha de espaço na horta, tem vindo a revelar-se uma verdadeira experiência de resiliência para a comunidade! Também queres cuidar de um talhão? Entra em contacto connosco! Quem nos visita há uns anos sabe de uma ou outra peripécia envolvendo coelhos e a Quinta... e a verdade é que esta Margarida já é a segunda.
Foi-nos dada este Verão e, depois de apadrinhada e baptizada pelos alunos do PDC de Agosto de 2012 lá se livrou do tacho. Ela e o companheiro, o Sebastião. Mas a verdade é que, apesar dos esforços, ainda não tínhamos um espaço confortável para os coelhos, e o Sebastião acabou por não aguentar o Verão na gaiola de ferro. Foi por essa razão, e porque há dois anos que esperávamos a construção de uma coelheira há muito devida, mas que nunca mais chegou, que lançámos a campanha no Indie Gogo, Uma Casa para a Margarida. Até agora não angariámos nada ali, mas criámos um frasquinho na loja para pedir uma ajuda aos cooperantes, e as contribuições têm vindo quase a cada conta que se faz! O nosso imenso obrigado por isso! Temos mais de metade do dinheiro de que precisamos para comprar a casinha a Margarida. Entretanto, e para que a Margarida não passasse mais um Inverno frio, a Inês emprestou-nos uma casinha pequena mas muito confortável, que a Margarida está a adorar! Muito obrigado Inês! A Margarida está muito mais quentinha agora! No passado sábado 16 de Fevereiro tivemos o primeiro curso de Podas, com a Engª Maria Catarina Bicho. A manhã foi teórica, e à tarde fomos, finalmente, tratar da nossa pequena, mas em franco crescimento, food forest. E estava mesmo a precisar de uma limpeza. As árvores agradeceram! |
Quinta dos 7 NomesUma cooperativa ecológica em Colares... Categorias
All
Archives
July 2014
|