No passado fim de semana de 9 e 10 de Fevereiro a turma do PDC modular de 2013, depois de uma aula teórica sobre alterações climáticas, lançou mãos à obra e começou a construção de uma espiral de aromáticas. Caso estejam interessados, ainda podem assistir às próximas aulas do curso. Ora espreitem só como está a nova espiral!
0 Comments
Que o novo ano vos traga tudo aquilo com que sonharem!
Nós por cá entramos no novo ano com um monte de actividades! Abrimos finalmente um PDC Modular, continuamos com os PDCs intensivos, continuamos a ter Workshops de Herbalismo, de Permacultura Urbana, de Horta Prática e os Ateliers de Plantas Medicinais. Renovámos o Curso de Carpintaria e introduzimos as Oficinas de Escrita Criativa e de Construção de Longboards. Esperamos estar cada vez mais próximos de vocês, assim o tempo nos permita. Abraços! Foi entre 13 e 26 de Agosto, orientado pela Sílvia da Floresta. Enquanto a Sílvia tirava formação de excelência no Permaculture Research institute Australia, com o Geoff Lawton, a equipa por cá construía os balneários ecológicos e preparava o espaço da Quinta para receber os alunos. As inscrições foram entrado. Tínhamos marcado 25 como limite, mas houve tantas inscrições que alargámos o número para 30. E não sobrou nem uma... De Itália veio o Luca. De Espanha vieram o Jonás, o Sergio e Jesús. Do Norte vieram o Marco, o Diogo, o Ricardo e a Céline. Do Sul vieram o João Cunha e a Manuela. Daqui mais perto a Albertina, a Filomena, a Sílvia, a Antónia e o Frederico, a Joana, as Catarinas (a Rosado e a cassula do grupo), o Diogo e ainda outra Catarina, o Nuno e o André, as Sandras (a Marçal e a Rebelo), a Maria Helena e a Maria Pereira, a Joana Sobreiro e a Joana Figueira, a Zizi e o João Teixeira, a Sofia, a Margarida, a Teresa e a Susana. A ajudar na formação estiveram o Orlando e o Eduardo, a Sara e o Tiago,e até o Jonas e o Alin deram uma ajudinha. Na cozinha tivemos a comidinha de inspiração ayurvédica da Leonor, com a ajuda do André e da Aninha! Tudo feito com amor e produtos locais! Aprendemos a fazer swales, hortas verticais e filtros de águas cinzentas. Aprendemos observar a terra e a fazer design de terrenos. Aprendemos a cooperar, e a viver em comunidade (mesmo que tenha sido só por quinze dias...). No final apresentámos os projectos e fizemos uma festa com um No Talent Show. Ganhámos uma nova família, e aprendemos a importância dos novos amigos. Estes vão ter sempre um cantinho especial no nosso coração! O soltício de Verão deste ano foi no dia 20, mas a nossa festa foi no dia 22. A festa começou às 19h, e os velhos amigos foram chegando com os seus petiscos. Recebemos também novos amigos! Obrigado pela vossa presença! A mesa esteve farta, e o fogo ia alto e quente como a noite. Voltámos a ter o nosso homem do fogo, o André! Obrigado André! Os músicos encheram a roda de alegria, e até a Vera trouxe a harpa para nos encantar! Obrigado a todos os que estiveram presentes. Iluminaram-nos a noite! Chegaram os primeiros patos à Quinta! É bom ver que as coisas mudam rápido para melhor!
O lago da Quinta está finalmente impermeabilizado. Foram dois anos de tentativas com argila, mas tivemos, no fim, de nos render à tela de borracha. Esta tela de borracha é uma tela EPDM da marca Firestone, que conta até agora com uma durabilidade testada de 51 anos. Ficámos assim representantes na região deste material, que mostrou ser uma boa solução quando todas as outras falham.
Em quatro dias, com uma equipa de seis e uma máquina conseguimos redimensionar, estender a tela e encher o lago. Em cerca de duas semanas já temos uma bomba de movimentação de águas (que esperamos venha a ser cada vez menos usada à medida que o ecossistema se torna cada vez mais auto-suficiente), uma casinha para a bomba em pneus quase pronta, e até já temos 10 peixinhos cometas e plantas aquáticas para começar a equilibrar o lago. Aqui fica o registo fotográfico... |
Quinta dos 7 NomesUma cooperativa ecológica em Colares... Categorias
All
Archives
July 2014
|